RELACIONAMENTO DE CASAL E SEUS DESAFIOS

Teste1_postO tema que teve um maior número de votos, foi “RELACIONAMENTO DE CASAL E SEUS DESAFIOS“, e é com enorme prazer que escrevo esse artigo.

Através dos meus anos de experiências, de trabalho, de atendimentos, de vivências pessoais, estudos e aprendizados; fica mais claro a cada dia de que atrás de um homem existe seus pais, seus ancestrais e o destino de cada uma dessas pessoas, e por outro lado, atrás de uma mulher também existe seus pais, seus ancestrais e os destinos deles.

Logo, em grande parte dos conflitos ou problemas no relacionamento de casal, se faz necessário olhar para trás, para a história familiar de ambos.

Para Bert Hellinger, a solução é possível quando olhamos para todos esses que um dia fizeram ou fazem parte.

Por isso, faz muito sentido quando as pessoas  dizem,  que quando um homem se casa ele se casa também com a família da sua esposa e vice-versa. E para Bert Hellinger, o relacionamento de um casal, não é apenas um relacionamento entre um homem e uma mulher, de duas pessoas, mas sim de várias pessoas, da família de ambos.

“O homem e a mulher precisam um do outro.

O homem aceita uma mulher porque sente que como homem lhe falta a mulher e a mulher aceita um homem porque sente que como mulher lhe falta o homem.

A ambos falta o que o outro tem e cada um pode dar ao outro o que ele precisa.

Portanto, para que o relacionamento de um casal dê certo o homem precisa ser um homem e permanecer homem e a mulher precisa ser uma mulher e permanecer uma mulher.”  

                                                                                                                                                                                         Bert Hellinger em Para que o amor dê certo

Esse texto relata uma completude através da relação homem e mulher.  Onde um completa o outro, levando-os a plenitude, ou a plena realização.

Para que um relacionamento de casal tenha sucesso e alcance essa plenitude, vale  mencionar as três leis básicas do AMOR, que os relacionamentos humanos são regidos:

  1.    Pertencimento:  todas pessoas tem a necessidade e o direito de pertencer. A inclusão de todos que fazem ou fizeram parte é imprescindível, inclusive os parceiros anteriores;
  1. Ordem: existe uma hierarquia, o primeiro, depois o segundo e assim sucessivamente. Um casal se encontram lado a lado, eles chegaram primeiro,  antes que os filhos, o relacionamento de casal tem prioridade  da paternidade e da maternidade, e quando isso é respeitado, contribui para a aproximação do casal e os filhos sentem-se felizes e seguros com o relacionamento dos seus pais como parceiros e iguais, sem competição e desigualdade, ou ainda, sem a disputa por poder;
  1. Troca: o equilíbrio entre o dar e o receber é imprescindível, pois essa troca está presente em todos relacionamentos humanos. O equilíbrio na troca, com o dar e o receber fortalece o casal e ambos ficam fortes em seus papéis.

 Assim, quando essas leis fazem parte nos relacionamentos, a plenitude pode ser alcançada.  

Um abraço,

Renata Reis                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *