O equilíbrio na Troca: Doar e Receber

 o equilíbrio na trocaDoar ou Receber????

Você já pensou sobre isso?

Iniciamos a semana com esse questionamento para uma reflexão:

Você gosta de “DOAR”, de fazer as coisas para os outros?
Ou… você prefere “RECEBER”?

E hoje vou compartilhar algo importante sobre isso…

Essas palavras DOAR e RECEBER, estão inseridas em uma das Leis Sistêmicas, de Bert Hellinger: a TROCA.

Quando nascemos, temos a opção de tomarmos o amor de nossa mãe, o que significa receber esse amor do jeito que ele vem, ou do jeito que ele é. Sem crítica e nem julgamento.

Nesse relacionamento, não existe troca, pois recebemos a nossa VIDA, e não é possível devolvê-la aos nossos pais.

Mas quando nós tomarmos nossos pais, podemos dar continuidade a vida, com o nascimento dos nossos filhos, e de certo modo, retribuindo aos nossos pais a vida que eles nos deram ao darmos a vida aos nossos filhos.

E nos outros relacionamentos que teremos ao longo da vida?

Como funciona essa troca?

Em primeiro lugar é importante eu “Tomar a Vida” que recebi dos meus pais, para somente assim, eu ficar disponível para me doar à alguém, que pode ser um parceiro, dentro de um relacionamento de casal; para todas as outras pessoas que estiverem ao meu redor, se relacionando comigo tanto no trabalho, como no círculo social, de amigos.

Quando recebemos a Vida e o Amor dos nossos pais, sem julgamento, sem críticas ou cobranças, não colocaremos expectativas nas pessoas com as quais nos relacionamos. A troca, o doar e o receber ficam mais leves e com o fluir do primeiro amor, aquele que recebemos dos nossos pais.

Dessa forma os relacionamentos ficam livres de cobrança, pois estamos livres e conectados com a nossa própria vida, e eu não tenho o desejo de mudar o outro, de que o outro seja assim, ou assado, mas nós concordamos com o outro do jeito que ele é, inclusive, passamos a ver as qualidades que ele tem. Logo, concordamos com o amor que recebemos dos nossos pais do jeito que foi, sem desejar nada mais.

E assim, se torna possível verificarmos a “Troca” em nossos relacionamentos, se existe equilíbrio, onde pra um se doa, e o outro recebe e vice-versa.

Eu desejo do fundo do meu coração, que você se conecte com o primeiro amor, o amor que recebeu dos seus pais, principalmente da sua MÃE, para só assim, você ficar livre para se relacionar com as outras pessoas que estão ao seu redor, parceiro, filhos, amigos, colegas de trabalho, enfim.. todas as pessoas do seu convívio.

Renata Reis – Psicóloga

#oamorquecura #troca #doaroureceber #relacionamentossaudáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *