As 6 principais Deusas – Parte 2


16_03Como curiosidade, trarei os arquétipos de cada Deusa a seguir, para isso, considero importante conceituarmos a palavra “arquétipo”, que é um termo utilizado por Jung, na psicologia Junguiana.

“Arquétipo é um conjunto de imagens psíquicas presentes no inconsciente coletivo que seria a parte mais profunda do inconsciente humano. Os arquétipos são herdados geneticamente dos ancestrais de um grupo de civilização, etnia ou povo. Os arquétipos não são memórias coesas e “palpáveis” no contexto ou definição clássica de memória, mas são o conjunto de informações inconscientes que motivam o ser humano a acreditar ou dar crédito a determinados tipos de comportamento. Os arquétipos correspondem ao conjunto de crenças e valores comportamentais básicos do ser humano. podem se manifestar nas crenças religiosas, mitológicas ou no comportamento inconsciente do indivíduo.”      Dicionário Informal

Os arquétipos de cada Deusa e o Caminho para o crescimento:

ATENAS –  Seu arquétipo é a mente lógica, governada mais pela razão do que pelo coração. O seu caminho para o crescimento se dá em 3 questões específicas:

  1. Voltar-se para seu interior: Uma frase que demonstra Atenas é “Minha cabeça está sempre funcionando.” Ela sempre está ativa e usando da razão, por isso, é imprescindível, que pare um pouco e olhe para dentro de si mesmo e amplie seu autoconhecimento.
  2. Recupera a criança: Já que para Atenas “Ser esperta a respeito de tudo” é algo bem marcante; ela acaba por deixar de ser criança para ser adulta muito precocemente, portanto, deixar espaço para sua criança interior agir, ou seja, se permitir ser cuidada, brincar, rir, chorar, ouvir os outros e aprender com as experiências dos mesmos.
  3. Descobrir a mãe: Entrar em contato com a energia da sua própria mãe é imprescindível, já que ela, foi criada somente pelo seu pai e não ter valorizado e honrado sua própria mãe.

AFRODITE  – Seu arquétipo é guiar e controlar o prazer do amor e da beleza, da sexualidade e da sensualidade.O seu caminho para o crescimento é levar a consciência sua característica predominante e se relacionar com ela de forma saudável, de modo que não se reprima e nem se frustre ao se envolver com os outros.

PERSÓFONE – Seu arquétipo refere-se a característica de ser compreensiva na ações dos outros, além de não tomar atitudes por si própria, e depender de outras pessoas. O seu caminho para o crescimento é responder e cuidar da sua própria vida.

ÁRTEMIS – Seu arquétipo é o espírito feminino independente, refere-se a possibilidade da mulher se relacionar com seus próprios objetivos e tomar suas próprias decisões. O seu caminho para o crescimento está diretamente relacionado com o fato dela ser receptiva, aberta para os relacionamentos amorosos, uma vez que sua característica marcante é a independência.

DEMÉTER – Seu arquétipo é o materno.O seu caminho para o crescimento, está profundamente ligado a sua dificuldade em dizer “não”, a ser generosa com tudo e todos, igualmente como uma boa mãe. Consequentemente, tem bloqueio em perceber seus pontos negativos e dar a oportunidade de mudar, de crescer e se desenvolver.

HERA – Seu arquétipo é o desejo de se tornar esposa, quando está sozinha sente-se incompleta.

O seu caminho para o crescimento, em virtude disso, seria pensar antes de se envolver amorosamente com alguém.

Extraído de Jean Shinoda Bolen em As Deusas e a Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *