Será que a paixão é cega? E o amor?

A paixão 3

Será que  paixão é cega? E o Amor?

 

Algumas pessoas se perguntam, sobre o por que não conseguem sucesso em seu relacionamento amoroso.

É comum no consultório os pacientes se conectarem com o que estão em busca, do preenchimento de um vazio no peito e assim ficarem livres e disponíveis para seu parceiro. Passando a vê-lo como igual, que estão juntos lado a lado, nem um  e nem outro maior ou menor, mas do mesmo tamanho.

Através dos estudos da teoria das Constelações Familiares, Bert Hellinger concluiu que “Quando homens e mulheres procuram alguém que satisfaça às suas necessidades, no nível mais profundo, estão procurando uma mãe, o que leva fatalmente ao desapontamento.”

Com a contribuição da abordagem sistêmica, é possível a conexão e aproximação entre pais e filhos, desse modo, a pessoa encontra o que tanto procurava e preenche o vazio no peito, sentindo-se livre para ter um relacionamento de casal saudável, com sucesso, próspero, e feliz!

O relacionamento de casal é algo sagrado, que contribui de forma especial, com o desenvolvimento de cada ser humano, aproximando-o do que é mais sagrado e Divino!

Para aprofundarmos nesse tema, vamos falar sobre amor e paixão, para isso fiz uma pesquisa do que é paixão no  Dicionário informal: “Sentimento tão forte quanto o amor, mas efêmero, provocador, impulsivo, desesperado, inquieto.”

E assim, para a abordagem sistêmica “A paixão é cega, mas o amor não. O amor aceita  e deseja o outro tal como ele é. ”     Bert Hellinger

Com isso, podemos tirar grandes aprendizados, inclusive de que amor verdadeiro é eterno e a paixão é algo passageiro. Um sentimento forte, avassalador, de sedução. Já o amor, em contrapartida, aquece o coração, mas de forma humilde, pura, sem querer nada em troca.

E para você, o que é o amor e a paixão? Sinta-se a vontade para compartilhar seu pensamento a esse respeito.

E você está livre para o amor?

Renata Reis – Psicóloga e Terapeuta Familiar Sistêmica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *