A criança inserida dentro da família

            Filhos como para raios     

 A criança inserida dentro da família

Como terapeuta de criança e adolescente, é comum receber no consultório os pais, a partir de um encaminhamento médico ou escolar, para um acompanhamento psicológico ou psicopedagógico de seus filhos.

Com minha experiência profissional, percebo o quanto, na maioria das vezes essas crianças e adolescentes são uma espécie de “para raios”, onde através da sua sensibilidade e por amor aos seus pais acabam evidenciando que algo precisa ser olhado. Apresentando comportamentos de agressividade, birra, isolamento, retraimento, enfrentamento, contrariedade, entre outros; ou ainda por apresentarem alguma dificuldade de aprendizagem.

Através da contribuição da Terapia Familiar Sistêmica é possível que o equilíbrio, a saúde e o bem-estar do sistema familiar possa ser resgatado e priorizado.

Com esse olhar sistêmico, juntamente com os pais buscamos pelas causas dos sintomas ou atuais conflitos e posteriormente a realização de um trabalho direcionado de orientação familiar e com a criança de modo a tirar “a culpa” que a mesma sente acreditando que tudo que está acontecendo é por causa dela.

Algumas vezes devido a correria do dia-a-dia, do estresse, da busca pela sobrevivência, a corrida contra o tempo, acabamos não priorizando as pessoas que mais amamos, como por exemplo, nossos filhos. Contudo, finalizo com uma relevante orientação aos pais: “estejam PRESENTES na vida dos seus filhos; os olhem com respeito, amor, carinho e atenção todos os dias, independente da quantidade de tempo que for possível estar ao lado deles, mas que esse tempo seja com qualidade. Assim, amanhã teremos adultos conscientes, repletos de amor, respeito, aceitação e extremamente fortes.

Renata Reis – Psicóloga e Terapeuta Familiar Sistêmica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *