MITOLOGIA GREGA E AS DEUSAS

03_02_blogAtravés das histórias de vida, das experiências, das parábolas e dos mitos; nós nos conectamos com o outro e podemos crescer, aprender e nos relacionarmos com esses exemplos que se tornam fonte de recursos e de transformação da nossa própria vida.

Por isso, decidi nesse mês de Março, onde comemoramos o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, trazer um pouco da mitologia grega, mais especificamente, das DEUSAS GREGAS, com o objetivo de contribuir com a amplitude de autoconhecimento, de  reflexão, transformação, de mudanças, de conexão com questões que fazem a diferença em nossas vidas.

Jean Shinoda Bolen, autor e psiquiatra, em seu livro As Deusas e a Mulher, relatou que ouviu centenas de histórias pessoal de mulheres que procuram um psiquiatra por algumas situações, como quando sentem-se desmoralizadas, ou  quando sua maneira de agir e se comportar não condiz com o que os outros esperam, ou ainda, quando se dão conta de que precisam tomar decisões, de mudar.

“… parece-me que elas procuram a ajuda de um terapeuta para aprenderem a ser melhores protagonistas ou heroínas nas histórias de suas próprias vidas. Para isso as mulheres precisam fazer escolhas conscientes, que irão dar rumo às suas vidas. Exatamente porque elas costumam não ter consciência dos poderosos efeitos  que os estereótipos culturais exercem sobre elas, as mulheres podem também não ter consciência de poderosas forças que atuam no seu íntimo. Essas forças influenciam o que elas fazem e o modo como elas se sentem.”

Jean Shinoda Bolen em As Deusas e a Mulher

Logo, as questões culturais, os esterótipos, as crenças limitantes, acabam interferindo em seus comportamentos, pensamentos, escolhas, enfim… em sua vida como um todo.

“O conhecimento das deusas proporciona às mulheres um meio de conhecerem a si próprias, conhecerem seus relacionamentos com os homens, e mulheres, com seus pais, namorados e filhos. Esses padrões de deusa oferecem também insight para aquilo que é motivador e até mesmo compulsivo, frustrante ou satisfatório para algumas mulheres e não para outras.”

Jean Shinoda Bolen em As Deusas e a Mulher

Fazendo uma associação entre a mitologia grega, a psicologia junguiana e as leis sistêmicas, é possível que a mulher se conecte com sua essencia e se torne plena, com liberdade e amor.

Durante os próximos dias estarei trazendo a correlação entre a mitologia grega das Deusas, os arquétipo de Jung e as Mulheres; através das 6 Deusas mais conhecidas:

AFRODITE, ÁRTEMIS, ATENA, DÉMETER, PERSÉFONE, HERA.

Renata Reis

Psicologa e Terapeuta Familiar Sistemica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *